Aqui vão as principais notícias do dia 12 de outubro de 2025, com base nos principais acontecimentos globais:
- O cessar-fogo em Gaza entrou em vigor, marcando um avanço nas negociações de paz entre Israel e o Hamas, com o presidente dos EUA, Donald Trump, elogiando o acordo. O conselheiro de segurança nacional, Jake Sullivan, discutiu os detalhes do acordo em entrevista à CNN.
- O governo dos EUA enfrenta uma paralisação prolongada, com demissões de funcionários federais iniciando hoje, afetando agências como o CDC e causando atrasos em voos e serviços públicos. O vice-presidente JD Vance afirmou que Trump está avaliando todas as opções, incluindo a invocação da Lei de Insurreição.
- O Prêmio Nobel da Paz de 2025 foi concedido à líder da oposição venezuelana, em reconhecimento à luta pela democracia no país.
- Tensões na fronteira entre Afeganistão e Paquistão escalaram, com o Afeganistão afirmando ter matado 58 soldados paquistaneses em operações noturnas, em resposta a violações territoriais. O ministro das Relações Exteriores afegão enfatizou a preferência por uma resolução pacífica, mas alertou para outras medidas.
- Os EUA condenaram a China por detenções arbitrárias e violações à liberdade de culto, com o secretário de Estado Marco Rubio pedindo a libertação de detidos. Paralelamente, Trump anunciou tarifas de 100% sobre importações chinesas e controles de exportação de software crítico a partir de novembro.
- Na Índia, a aliança NDA anunciou a divisão de assentos para as eleições em Bihar: BJP e JD(U) disputarão 101 cadeiras cada. Em West Bengal, a primeira-ministra Mamata Banerjee alertou estudantes mulheres para seguirem regras de hostel após um caso de estupro coletivo em Durgapur.
Essas são as manchetes mais destacadas até o momento. Se quiser mais detalhes sobre algum tema específico, é só pedir!
Comentários
Postar um comentário