Evangelho: Mateus 10,7-15
Quinta-feira da 14ª semana do Tempo Comum
Primeira leitura: Os 11,1-4.8c-9
Evangelho: Mt 10,7-15
"No vosso caminho, proclamai: 'O Reino dos Céus está próximo. Curai doentes, ressuscitai mortos, purifi- cai leprosos, expulsai demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar! Não leveis ouro, nem prata, nem dinheiro à cintura; nem sacola para o caminho, nem duas túnicas, nem sandálias, nem bastão, pois o traba- Ihador tem direito a seu sustento. Em qualquer cidade ou povoado em que entrardes, procurai saber quem ali é digno e permanecei com ele até a vossa partida. Ao entrardes na casa, saudai-a: se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; se ela não for digna, volte para vós a vossa paz. Se alguém não vos receber, nem escutar vossas palavras, saí daquela casa ou daquela cidade... Em verdade, vos digo: no dia do juízo, a terra de Sodoma e Gomorra receberá uma sentença menos dura do que aquela cidade."
Exegese
«No vosso caminho, proclamai: O Reino dos Céus está próximo»
Vig. Pe. jailson Rodrigues Ferreira
(rio grande ,do norte, Natal)
A orientação de Jesus, aos apóstolos enviados em missão, é a proclamação e a libertação. A procla- mação é a de João Batista (Mt 3,2), já retomada por Jesus no início de seu ministério na Galileia (Mt 4,17), assumida plenamente pelo Espírito. É a chegada do Reino da justiça.
Na prática da justiça alcança-se a libertação de toda opressão e exclusão que causam a proliferação de doenças e presença dos demônios das ideologias entre as multidões. A supressão destas leva à restauração da vida. As curas, os ressuscitamentos, as purificações e as expulsões dos demônios significam o "levantar-se" e integrar-se no convívio social.
A missão consiste em uma presença no mundo para a libertação e a salvação total dos homens e mu- lheres. É o anúncio, acompanhado de gestos concretos de promoção da vida plena.
(Jr. 11 jul., 26 ag., 26 set., 4 out., 18 out., 15 Nv.)
Comentários
Postar um comentário