Evangelho: Mateus 10,1-7
Quarta-feira da 14ª semana do Tempo Comum
Cor branca
Primeira leitura: Os 10,1-3.7-8.12Evangelho: Mt 10,1-7
Chamando os doze discípulos, Jesus deu-lhes poder para expulsar os espiritos impuros e curar todo tipo de doença e de enfermidade. Estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão, chamado Pedro, e depois André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, Seu irmão João; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu: Simão, o O maneu, e Judas Iscariotes, que foi o traidor de Jesus, Jesus enviou esses doze, com as seguintes recomen- dações: "Não deveis ir aos territórios dos pagãos, nem entrar nas cidades dos samaritanos! Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! No vosso caminho, proclamai: 'O Reino dos Céus está próximo".
'exegese'
«Ide e proclamai: O Reino dos Céus está próximo»
Vig. Pe. Jailson Rodrigues Ferreira. (Rio Grande do Norte, Natal)
De maneira sucinta, Mateus narra o envio dos doze discípulos, que, em seguida, ele menciona como "doze apóstolos". A lista dos "doze" provavelmente seria o nome daqueles que assumiram a liderança da comuni- dade de Jerusalém. Os "doze" formariam o novo Israel. em substituição aos doze filhos de Jacó com as doze tribos de Israel. Contudo, a experiência do tribalismo desapareceu com a monarquia, particularmente com a monarquia de Davi e seus descendentes em Judae Jerusalém. Com o desaparecimento de Israel, ao norte Judá, e o judaísmo posterior, assumiu o nome de Israel Aos "doze" é dado o poder de libertar os oprimides pelos espiritos impuros e pelas doenças caracteristicas
das precárias condições do povo excluído e humilhada O envio exclusivo às ovelhas perdidas de Israel excluindo os pagãos, é típico de Mateus. Ele prioriza o envio a Israel para contemplar sua comunidade constituída por cristãos oriundos do judaismo. (Jr. 10. jun., 6 jul.)
Comentários
Postar um comentário