IGREJA Dos VELHOS CATÓLICOS
O que é a Igreja Vetero Católica de sucessão de Utrecht aqui no Brasil?
A Igreja Vetero Católica aqui no Brasil é também herdeira espiritual dos primeiros cristãos que, do Evangelista São Marcos, em Alexandria, no Egito, recebe a sucessão dos Apóstolos. No ano de 410 uns eremitas, inspirados na vida monástica de São Pacômio, fundam em Lerins (na atual França), um Mosteiro, daí passam para a Inglaterra. Viviam um catolicismo não romano, até que, nos fins do século VII, o Concílio de Whitby, decidiu que todos os cristãos das Ilhas Britânicas adotariam o catolicismo romano, o que era uma novidade, um grupo de Bispos, Abades, Padres, Monges e Leigos, não seguiram esta decisão e preferiram continuar com o vetero catolicismo (“vetero”, quer dizer velho, antigo, primitivo) que sempre haviam vivido. Perseguidos pelos novos cristãos, se refugiaram nas Ilhas da Irlanda e da Escócia, daí passando para o Norte do Continente Europeu, grandes abades e bispos missionários, como os santos Wilfrid, Egbert e Willibrod, evangelizaram os povos bárbaros daquela região, fundando a Diocese de Utrech, na atual Holanda.
Durante muitos séculos viveram os cristãos veteros católicos nesta região da Europa, até que, reis da Holanda promoveram a união forçada desta Igreja com o catolicismo romano, mas depois que o Papa proibiu ter bispos na Holanda, o episcopado foi restaurado em 1724, quando então um Bispo católico romano sagrou o novo Bispo de Utretch, independente de Roma; em 1872, um grupo de católicos romanos que não concordaram com o dogma da infalibilidade do Papa pediu para se unir ao Arcebispado vetero católico de Utretch, surgindo assim a União de Utretch e reforçando, a partir de então, o que é a Igreja Vetero Católica da atualidade. Desde então a Igreja Vetero Católica se espalhou pelo mundo e tem sua autonomia, com verdadeiros Diáconos, Padres e Bispos e celebrando verdadeiros batizados, Eucaristias, casamentos e os outros Sacramentos reconhecidos e válidos. Veteros Católicos são em tudo Católicos, tanto na doutrina e na teologia, com devoção à Maria, mas o Papa não exerce jurisdição, apesar de ser reconhecido como Patriarca do Ocidente.
Mantém relações ecumênicas fraternas com as outras Igrejas, tanto católicas, como protestantes e evangélicas, e diálogo inter-religioso com outras tradições religiosas; compreende que seu clero pode casar e ter família e quer testemunhar o Evangelho entre os mais pobres e excluídos, comprometida com a ecologia, o desenvolvimento social, a dignidade e os Direitos Humanos de todas as pessoas.
O que a Igreja Católica Romana diz sobre a Igreja Vetero Católica:
"Quando um ministro ordenado romano (padre) bom está disponível e há necessidade espiritual urgente, os católicos podem receber a Eucaristia, a penitência, ou unção dos ministros sagrados (padres) de denominações não-romanas, cuja ordenação é considerada válida pela Igreja Romana. Isto inclui todos os padres ortodoxos orientais, bem como os sacerdotes da Igreja Vetero Católica " (Thomas P. Doyle, O.P., Um Guia Católico ao Novo Código de Direito Canônico, p. 44).
“As Igrejas que, embora não estando em perfeita comunhão com a Igreja Romana, se mantêm unidas a esta por vínculos estreitíssimos, como são a sucessão apostólica e uma válida Eucaristia, são verdadeiras Igrejas. Portanto, estas Igrejas (como a Vetero Católica), não estão, de modo algum, carentes de peso no mistério da salvação, ou seja, não estão vazias de significado. O Espírito de Cristo não se recusa a servir-se delas como instrumentos de salvação, cujo valor deriva da mesma plenitude da graça e da verdade que foi confiada à Igreja Romana” (Joseph Ratzinger, Dominus Iesu, IV. Unicidade e Unidade da Igreja, 17)
O Código de Direito Canônico, que é a lei da Igreja Católica Romana, afirma, no Cânon 869, § 2., na Nota (citando o Diretório Ecumênico da CNBB, Nº 95): “Aqueles que foram batizados em comunidade eclesial não (-romanas e ou) católica não devem ser batizados (novamente) sob condição (...). No Brasil, se conclui o seguinte:
A) Diversas Igrejas batizam, sem dúvida, validamente; por esta razão, um cristão batizado numa delas não pode ser normalmente rebatizado, nem sequer sob condição. Essas Igrejas são:
a) Igrejas Orientais ”Ortodoxas”;
b) Igreja Vetero Católica;
c) Igreja Episcopal do Brasil (”Anglicanos”);
d) Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB);
e) Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB);
f) Igreja Metodista.
Vigario episcopal Jailson Rodrigues, bispo eleito do
Território Apostólico de natal e do RN
Vigariato Vétero Católico no Brasil
Comentários
Postar um comentário