Arcebispado de Utrech com aposentadoria
Entrar|ANBI
OKK Utrecht > Notícias > 2019 > Setembro > Arcebispo de Utrecht com aposentadoria
PDF Impressão
Arcebispo de Utrecht com aposentadoria
O Arcebispo de Utrecht, Mons. Dr. Joris AOL Vercammen (66) se aposentará em 11 de janeiro de 2020. Ele diz isso em uma carta aos pastores e paroquianos de sua diocese. O arcebispo escreve que, com sua retirada, é criado espaço para estabelecer uma base sólida para o futuro. "Indiquei claramente uma direção baseada na convicção de que nós, como ex-católicos, temos uma importante contribuição a dar ao futuro do ecumenismo e da Igreja", disse Joris Vercammen.
A administração colegiada da igreja lamenta a decisão do arcebispo. "Ele deu vinte de seus melhores anos à nossa igreja em seu papel de arcebispo. Somos gratos a ele por seu enorme compromisso de destacar a igreja", disse o bispo de Haarlem, Dick Schoon. "Ele estava de olho em outras maneiras de ser igreja e queria oferecer à nossa igreja uma cama para novas formas de presença cristã".
O arcebispo Joris Vercammen (nascido em 14-10-1952) foi eleito em 11 de março de 2000 e consagrado bispo no Dom em Utrecht em 1 de julho de 2000. Como arcebispo de Utrecht, ele não apenas lidera sua diocese, mas também é presidente da União de Utrecht, a associação de sete antigas igrejas católicas na Europa.
Como arcebispo, Joris Vercammen trabalhou intensamente para a aproximação ecumênica das igrejas cristãs e para buscar uma conexão entre religiões e grupos populacionais em nosso país. Ele faz parte de várias associações ecumênicas em nosso país e também é membro do Comitê Central do Conselho Mundial de Igrejas. Durante anos, ele está envolvido ativamente em 'In Vrijheid Verbonden', no qual representantes de diferentes religiões e filosofias da vida se apresentam juntos. Ele defende uma sociedade tolerante e democrática na qual as religiões desempenham um papel inspirador.
O arcebispo renunciará a seu cargo em 11 de janeiro de 2020, durante uma celebração eucarística na Catedral de Gertrudis, em Utrecht. Após essa data, a administração da diocese é assumida pelo Capítulo Metropolitano, que também é responsável pela escolha de um novo arcebispo. A eleição ocorre dentro de seis semanas pelo clero, juntamente com representantes leigos da arquidiocese.
Nos próximos anos, Vercammen quer se concentrar em estudos e equipamentos nas áreas de espiritualidade e atenção pastoral para as pessoas, juntamente com seus relacionamentos familiares e pessoais. “Antes disso, eu me tornei sacerdote e isso me dá muita alegria hoje.

Comentários
Postar um comentário