Pequeno Vocabulário Vetero
AGOSTINHO DE CANTUÁRIO.-
Primeiro arcebispo de Cantuária e missionário,605. Era o prior de um convento em Roma chamado S. Adré quando Gregório Magno o enviou para restabelecer a igreja na Inglaterra após as invasões Anglo-saxônicas àquele país. Ficou tão asustado com as histórias que ouviu em França sobre a selvageria dos pagãos inglêses que resolveu voltar atrás. Contudo,com a ajuda e o amparo de Gregório,conseguiu chegar a Inglaterra em 597 juntamente com 40 monges e fixou-se em Cantuária.
ALELUIA.- Expressão litúrgica de adoração vinda do hebraico e que significa “ adorai ao senhor“. Não é usada durante a quaresma“.
ALTAR.- Estrutura geralmente de pedra ou madeira,fixa ou móvel destinada à celebração eucarística. Também é chamado de Santa Mesa.
AMBÃO.- Também chamada de Mesa da Palavra é a estante de onde se proclama a palavra de Deus. Pode também servir de púlpito.
ÂMBULA.- É um recipiente usada para a conservação e distribuição das hóstias aos fiéis.
AMÉM.- A resposta congregacional dada em confirmação a oração feita pelo oficiante ou celebrante,em nome do povo. A palavra vem do hebraico e significa “ assim seja“.
AMITO.- Pano que se usa ao redor do pescoço antes de se revestir de outros paramentos.
AMPULA.- Vaso usado para Guarda o óleo consagrado.
ANÁFORA.- Nome dado pelos orientais à Grande Oração Eucarística. Do grego “ oferta“. Também é conhecida como “ Grande Ação de graças“,o Canone da “ Missa“ e “ oração de Congregação“. Normalmente é composta do Sursum corda,o Prefácio,o Sunctus,o Pós-Sanctus,a Narrativa da Instituição,a Anamnesis,a Epiclesis,a Oblação e a Poscomunhão.
ANAMNESIS.- Do grego “memória“ ou “lembrança“,diz respeito a porção da oração eucarística que segue à narrativa da instituição em que o sacrifício único de Cristo é recordando ou lembrado.
ANGLO-CATÓLICA.- Nome dado à corrente da Igreja Anglicana que tende a se aproximar mais da liturgia e das ênfases da Igreja Romana. Ver Igreja Alta.
Comentários
Postar um comentário