introdução e esboço histórico da vetero católica no mundo e no Brasil
Introdução e Esboço Histórico
Em 1560 Utrecht foi elevada a categoria de Arcebispado. O 1° Arcebispo de Utrecht morreu em 1580. Gradualmente surgiram dois partidos entre os Católicos Holandeses, um que apoiava a tradição de uma Igreja Nacional em união com os Vigários Apostólicos, sucessores do Papa. O primeiro deste partido sustentava que o Papa deveria ser como um Monarca Constitucional, obrigado a respeitar os direitos e privilégios das Igrejas locais e especialmente os Capítulos Clericais. O partido dos Jesuítas sustentava que o Papa era como um Monarca Absoluto que podia passar por cima de todos os costumes e privilégios locais. Nesta situação difícil vivida pelos Católicos de Utrecht surgiu a ajuda do Bispo Missionário Francês Dominique Marie Varlet, que passando de viagem pela Holanda, indo até a Pérsia, se compadeceu dos Católicos Holandeses, que estavam sem Bispo a muitos anos e conseqüentemente sem Padres. Varlet ministrou o sacramento da ordem a 600 candidatos. Este amável ato de caridade cristã provocou a ira de Roma e após uma viagem, no regresso de sua missão, foi notificado da suspensão de suas Ordens pelo Papa. Varlet veio então para a Holanda onde permaneceu para o resto de sua vida. Os capítulos decidiram que se deveria Sagrar um novo Bispo Holândes. Elegeram para o cardo Cornélio Steenhoven que foi consagrado pelo Bispo Varlet em 1724. Tanto Steenhoven como dois de seus sucessores morreram antes de transmitir a sucessão. De novo veio em auxílio o Bispo Varlet e em 1739 consagrou Peter John Meindoats como Arcebispo de Urtrecht. Este chegou até a reconhecer e declarar o Papa como chefe de Igreja na Terra, com autoridade Espiritual e Eclesiástica. De novo em 1774, se fizeram esforços para curar o cisma, porém sem resultado.
Quem somos nós?
Os Vértero-Cartólicos são um Corpo de Cristãos unidos à pessoas de Jesus Cristo e ao ensino de sua Palavra. Aceitamos e acreditamos no testemunho dos Apóstolos de Jesus, testemunhas oculares da sua vida, morte e ressurreição. Eles passaram para as gerações que os sucederam o próprio testemunho de Jesus e de Sua vida. Proclamando o Evangelho, deram o testemunho de vida (isto se chama tradição apostólica), construindo assim a Igreja instituída por Deus. Vétero-Católicos são uma parte histórica da Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica e tem suas origens na Igreja Católica dos Países Baixos.
Igreja Católica Antiga Países Baixos
A área da Europa conhecida como Países Baixos foi evangelizada por São Willibrord no século VII, que estabeleceu a Fé e a Tradição Católica firmemente na Holanda e nos outros países desta região. Foram estabelecidas três Dioceses principais, sendo nas cidades de Utrecht, Deventer e Haarlem. Utrecht tornou-se a Arquidiocese, exercendo supervisão sobre Deventer e Haarlen. Atendendo a uma petição feita ao Imperador Romano, São Conrad pelo Bispo Heribert de Utrecht, o Papa Eugene III, santificado em 1145 DC., Concedeu papa o Capítulo Geral de Utrecht o direito de eleger os sucessores para a Igreja local em tempos de vacância. Este privilégio foi confirmado pelo quarto Conselho de Alternai, em 1215. O caráter autônomo da Igreja Católica Antuga, nos países baixos, foi evidenciado mais adiante quando o Papa Leão X fez uma nova concessão, Debitum Pastoralis, concedido a Philip de Borgonnha, Bispo de Utrecht, que tanto ele, como seus sucessores ou qualquer membro de seu clero ou mesmo leigo, devam ter jurisdição, sempre, em primeiro lugar, em tudo o que , sendo sua causa evocada em qualquer tribunal externo, até mesmo sob pretensão de qualquer Carta Apostólica, tais outros procedimentos, de ípso facto, devam ser declarados nulo e sem valor essa concessão papal de 1520, era da maior importância em defesa da igreja.
Vétero-Católicos ou Velho Católicos Romano
Vétero-Católicos ou Velhos Católicos Romano são condições que identificam os católicos independentes nos Estados Unidos, que necessariamente não são filiados á Comunidades étnicas de Vétero-Católicos como a da igreja Católica Nacional Polonesa. A Diocese original estabelecida pelo Arcebispo Carfora, recentemente, em 1920 em Chicago, foi chamada de Diocese dos Vétero-Católicos Romanos nos Estados unidos. Por causa disto são chamadas Comunidades de Vétero-Católicos independentes ou ainda Velhos-Católicos Romanos
Em que os Vétero-Católicos acreditam
A fé dos Vétero-Católicos simplesmente é a fé da Igreja Católica, como era ensinada desde os tempos apostólicos até os dias presentes. Os Conselhos Ecumênicos claramente expressam o que os Vétero-Católicos crêem, sem necessidade de mais acréscimos ou outras explicações. Em 1823, o Arcebispo Willibrod, União de Utrecht, reiterou a adesão à doutrina de Unchanging sobre o Catolicismo, com as seguintes palavras:“...nós concordamos sem qualquer exceção em todos os Artigos da Santa Fé Católica. Nós nunca seguiremos nem ensinaremos, agora ou depois, qualquer outra opinião fora do quanto foi decretado, determinado e publicado por nossa Mãe, Santa Igreja...” Assim, os Vétero-Católicos mesmo participando da sucessão apostólica através da Igreja Romana, e daí chegando até os Apóstolos, continua participando do ministério sacramental pleno da Igreja. A regra de fé dos Vétero-Católicos é a aderência fiel à Bíblia Sagrada e à Tradição Apostólica.
Em que nós diferimos de Roma
Em assuntos de disciplina, administração e procedimentos os Véteros-Católicos diferem da Igreja Católica Romana. Por exemplo, o Celibato Clerical que é uma questão de disciplina, é opcional entre os Véteros-Católicos. Podem ser ordenados homens casados, bem como, em muitos casos nossos clérigos podem, com consentimento do Bispo, contrair matrimônio, mesmo depois da ordenação. A expressão litúrgica é também uma questão de disciplina determinada pelo Bispo local. Por conseguinte, muitas comunidades dos Véteros-Católicos adotam a renovação litúrgica promulgada segundo o Concílio Vaticano, enquanto outros mantêm a Liturgia Tridentina, até mesmo em latim ou em linguagem local moderna, segundo o desejo das comunidades locais. Algumas paróquias seguem o Rito Oriental ou ainda Liturgias Antigas daquela Tradição. Dado o fato de que as comunidades Vétero-Católicos são relativamente pequenas, elas são completamente destinadas ao sucesso, conforme o Modelo Inaciano de ser Igreja. Este modelo vê o fiel junto o clero e o Bispo como uma comunidade ou família, interessados uns na vida diária de cada um e crescendo como cristãos que testemunham o amor de Cristo. Comunidades Vétero-Católicos utilizam seu tamanho e a ausência de uma estrutura detalhista para se obter melhor organização e a vantagem de se utilizar a habilidade e a tomada de decisão para acompanhar o sacramental e a vida de comunidade do crente, dentro da Revelação e da Santa Bíblia e da Tradição Apostólica.
Outras Distinções
Existem outras diferenças pelas quais são distinguidas as comunidades dos Vétero-Católicos das comunidades das paróquias Católicas Romanas. O assunto da infalibilidade papal definido pelo Concílio Vaticano I não é aceito pelos Véteros-Católicos, e somos por isto independentes da jurisdição papal. Nas declarados nulo e sem valor. Essa concessão Papal de 1520 era da maior importância em defesa dos Direitos das Igrejas locais.
A igreja nos países Baixos e a Reforma
Armada com a proteção as concessões papais, a Igreja nos países baixos continuou sua vida até mesmo no período da Reforma. Durante este período de calorosas discussões e de fanatismos religiosos, a Igreja nos países baixos, como era em muitos outros países, foi forçada ao silêncio para sobreviver. Mas, sobrevive e permanece existente. O Arcebispo de Utrecht e outros líderes da Igreja chegaram a um acordo com o Governo Civil, para que pudesse novamente funcionar abertamente, sem a interferência dos Reformadores.
O Movimento de Isolamemnto
Adveio o primeiro Concílio Vaticano em 1870, no qual foi admitida a participação da Igreja e a hierarquia da Holanda. Surgiu uma dissensão considerável entre os Católicos, especialmente na Alemanha, Áustria e Suíça, em virtude da recusa na aceitação da infalibilidade do Papa. Os dissidentes, enquanto aceitando a infabilidade da Igreja e do Conselho Apostólico em geral, se recusou a aceitar que o Papa, agindo por si só, em assuntos de fé e moral, fosse infalível. Assim formaram comunidades independentes, que vieram a ser conhecidas como Vétero-Católicos. São chamados Vétero-católicos porque buscam derir às convicçôes e práticas da Igreja Católica da era Pós-Apostólica, sem as inovações agora criadas no Catolicismo. Estas comunidades de Vétero-Católicos receberam a simpatia do Arcebispo de Utrecht que sagrou os primeiros Bispo para estas comunidades. Assim, sob a liderança da Igreja da Holanda, estas comunidades Vétero-Católicas se uniram para formar a União de Utrecht. A União de Utrecht das Igrejas aprovou em 1908 o estabelecimento e uma missão na Grã-Bretanha. O Arcebispo de Utrecht, Gerardus Gul consagrou Bispo o padre Arnold Harris Matthew, Católico Romano, designando-o Bispo de Regionary, Iglaterra. Foi o estopim para a detonação do barril de pólvora, a nomeação de Dom Matthew para auxiliar os Anglo-Católicos Romanos, para incrementar a participação plena na vida e sacramentos da Igreja. Com esta finalidade, Dom Matthew consagrou o nobre austríaco, Príncipe Rudolph Edward de Landes Bergher, em 1913, para o trabalho na Escócia. Príncipe Rudolph veio da Inglaterra para os Estados Unidos (1873-1920), durante o desenrolar da primeira guerra mundial.
Estados Unidos
Bispo Landes Berghes, apesar das dificuldades e isolamento da União das Igrejas de Utrecht, devido a ação precipitada do arcebispo Matthew, retirou-se da União e plantou as raízes da expressão independente de Catolicismo na América. Ele elevou ao Episcopado dois padres, Carmet Henry Carfora e Willian Francis Brothers. A Igreja Vétero-Católica nos Estados Unidos evoluiu em razão de uma administração mais centralizada e a missão de um ministério adaptado a um modelo local e regional de administração, com Diocesses autônomas e o Ministério da Ceia Eucarística com organização original, atendendo as exigências locais do povo de Deus, seguindo-se os conceitos da Igreja de Santo Inácio de Antioquia, formando uma comunhão de comunidades que se dedica a proclamação da mensagem do Santo Evangelho.
Recentes Desenvolvimentos
Atendendo sugestão do Arcebispo de Utrecht, os Bispo Vétero-católicos nos Estados Unidos estabeleceram o Conselho de Bispos Católicos Independentes, como um meio para coordenar o ministério mais de perto que se fundou em 1982, o conselho alcançou algum sucesso, trazendo mais senso de unidade, propósito e ação junto a hierarquia da igreja do Estados Unidos da América e também servir de foro para melhor comunicação, troca de idéias e planejamento. As Comunidades dos Vétero-Católicos todos se respeitam o Santo Padre como sucessor de São Pedro, Príncipe dos Apóstolos e Patriarca do Ocidente. Os Vétero-Católicos aderem ao ensino dos tempos Apostólicos que a Igreja em Concílio Geral é infalível. Outra diferença é o modo como são tratadas as pessoas divorciadas que se casam pela segunda vez, não são excluídas da vida Igreja, nem mesmo dos Sacramentos e Sacramentais. Por outro lado, o controle de natalidade é tratado como um assunto de consciência pessoal entre marido e mulher. A teologia Vétero-Católica reconhece que a meta do magistério da Igreja tem dois objetivos: - a formação da consciência, sendo que a autoridade tem caráter mais instrutivo e a criação da consciência madura, despida de medo, capaz de ser orientada, mas não dirigido.
Ministério Vétero-Católico
Desenvolvendo métodos novos e idéias com uma ênfase em comunidade, o Catolicismo expressa um calor e se interessa pela pessoa total. O Velho Catolicismo pode suprir as carências da sociedade moderna no decorrer do (3º) terceiro milênio através dos séculos. O Católico contemporâneo procura manter sua fé, mas sem institucionalismo excessivo em que freqüentemente se perde o contato com o indivíduo. Assim, desejam a alegria e a paz da palavra de nosso Deus e seus Santos Sacramentos, a Comunidade dos Véteros-Católicos permite a alternativa viável e proporcionam a pessoa se tornar parte da Igreja de Cristo e alcançar a paz em seus corações. Comunidades Vétero-Católicas por causa do seu tamanho podem prestar atenção individual às necessidades espirituais e individuais de cada fiel, onde é necessário que se desenvolvam ministérios diferenciados para se satisfazer estas necessidades.
A IGREJA NO BRASIL
A igreja Velho-Católica foi instalada no Brasil aos 22 de maio de 1932 pelo reverendo Teófilo Barnitchi em Ponta Grossa e aos 20 de julho de 1932 foi registrada na comarca de Curutiba – PR sob o nº 43 do Livro A; aos 28 de janeiro de 1951 foi trazida para São Paulo – Capital por Dom Iam Piort Perkowiski registro nº 14.131 aos 04 de junho 1967, 1º Cartório de Guaianazes – SP; sabemos que no Brasil tem comunidades cristãs veteros católicas que tem seus Presidentes bispos na qual entri essas comunidades cristãs veteros católicas no Brasil – tem à I.V.C.B. com o arcebispado Primaz Dom Diego e colegiados episcopal com sede no rio de janeiro e bispos em alguns Estados brasileiro.
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