Reflexão Evangelho de hoje


 Junte-se a nós enquanto refletimos, ponderamos e oramos juntos, inspirados pelo Evangelho de hoje.


Evangelho de hoje: Mateus 17,22-27

Na leitura de hoje, Jesus se dirige aos seus discípulos e prediz a sua morte pela segunda vez. Jesus lhes diz:

“O Filho do Homem será entregue aos homens, e eles o matarão, e ele ressuscitará ao terceiro dia. E eles ficaram tomados de tristeza.”

Mateus 17:22-23 

Quando pensamos no cristianismo, muitas vezes pensamos em alegria, mas nesta passagem vemos os discípulos demonstrando uma tristeza admirável. 

O Evangelho nos dá tanta esperança, mas nesta passagem, os eventos do sacrifício salvífico de Jesus ainda não haviam ocorrido. Embora possa parecer, do ponto de vista pós-crucificação, que os discípulos não tinham fé naquele momento, sua dor imediata retrata, em vez disso, sua aceitação da vontade de Deus para Jesus Cristo. A primeira vez que Jesus previu Sua morte, encontrou mais resistência. 

Pedro se opôs, fazendo com que Jesus exclamasse: "Para trás de mim, Satanás". Mas, desta vez, Ele disse que seria morto e todos os discípulos acreditaram em Sua palavra. Imagino que a objeção de Pedro não tenha sido concebida como um desafio, mas sim como uma incapacidade de imaginar o plano de Deus. A predição de Sua morte inúmeras vezes por Jesus foi uma maneira misericordiosa de preparar os corações dos homens para o sacrifício que o Salvador fez para vencer a sepultura. 

 

Ponderar:

 

Você consegue se lembrar de uma ocasião em que você ou alguém que você conhece demonstrou uma tristeza admirável em resposta à vontade de Deus?

 

Rezar:


Ó Deus, que a nossa confiança em Ti seja abundante, mesmo e especialmente onde falta entendimento. Que possamos sempre lembrar que Tu és rei e que tanto lamentamos quanto cantamos de alegria, segundo a Tua vontade, para o bem maior.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vestidura do Seminarista véterocatólicorn

Liturgia comentada A vontade de vosso Pai… (Mt 18,1-5.10.12-14)

Encontro Transformador no Fórum Inter-religioso de Natal-RN