POR QUE VELHO CATÓLICOS ?
A pergunta legítima a ser feita é o que realmente significam as palavras "velho" e "católico". A Declaração de Utrecht oferece uma resposta para isso, mas levanta novas questões de uma perspectiva ecumênica.
Os 5 ex-bispos católicos que assinaram a "Declaração de Utrecht".
Os 5 ex-bispos católicos que assinaram a "Declaração de Utrecht".
O início da Declaração de Utrecht explica por que essa Igreja quer ser chamada de "antiga":
1. Nos apegamos às fundações da igreja antiga, que Vicente de Lerinum disse nesta declaração: “Id teneamus quod ubique, quod sempre, quod ab omnibus creditum est; hoc est enim vere proprieque catholicum ”(Permanecemos firmes, o que em todos os lugares, o que sempre, o que todos acreditam, porque isso é verdadeiramente católico). Portanto, nos apegamos à fé da igreja antiga, como expressa em credos ecumênicos e nas declarações doutrinárias geralmente aceitas dos sínodos ecumênicos da igreja indivisa dos dez primeiros séculos.
A Igreja Católica Romana vê a Antiga Igreja Católica como uma "nova luz" dos séculos 19 e 20, contradizendo a Igreja como Cristo pretendia, e como foi formada durante o primeiro milênio. Portanto, o termo "antigo" tem o primeiro significado: "original".
Contudo, a questão para os católicos romanos é se a tradição eclesiástica pode ser congelada por volta do ano 1000. De certa forma, isso lembra certos católicos romanos (incluindo os seguidores do bispo Lefèbvre) que, por assim dizer, tradicionalmente existem 24 horas do dia. Conselho de Trento quer parar.
No mesmo século 19 em que a Declaração de Utrecht foi assinada , John Henry Newman, baseado em parte no teólogo alemão Frankfurter Schule Johann Adam Möhler, defendeu a idéia de um desenvolvimento de dogmas . Lealdade ao Evangelho nunca pode significar ficar parado: a fé cristã se desenvolve ao longo do tempo, sempre mostrando aspectos novos e insuspeitados.
Além disso, se a Igreja Católica Antiga admitiu mulheres no ofício sacerdotal desde o final do século XX, não admite implicitamente que o belo significado de Vincent van Lerinum é bonito, mas talvez também romântico demais? A citação acima pode continuar a ser a base do pensamento católico antigo?
No site da OKKN, é apresentado da seguinte forma:
Bem-vindo a uma igreja católica que deseja se orientar para a igreja cristã primitiva. Então esse nome: velho católico. No entanto, ele não quer ser imutável e rígido, mas aberto à renovação da vida espiritual e eclesiástica. A igreja também não quer ser cega para o mundo, a cultura e as perguntas de hoje. "
Isso me parece absolutamente católico, também no sentido da Igreja Católica Romana. A questão é, obviamente, que consequências se seguem disso, e as duas Igrejas ainda podem se questionar sobre isso. Mas parece-me que esta citação ("ela quer se orientar na igreja cristã primitiva") está em uma relação tensa com o início da Declaração de Utrecht ("nos apegamos à fé da igreja antiga").
[BTW: Na Suíça, a Antiga Igreja Católica chama a si mesma de católica cristã . Isso imediatamente soa menos "datado".]
Agora estamos em um campo de tensão. Por um lado, a Velha Igreja Católica de hoje é, portanto, menos "antiga" do que a Declaração de Utrecht quer que você acredite. Por outro lado, ela "não é católica o suficiente" para os católicos romanos. Do ponto de vista católico romano, falta universalidade (= "catolicidade"), garantida pela comunidade eclesial com a diocese de Roma. Uma igreja irmã nas Filipinas não seria suficiente para realmente ser chamada de "universal"?
Mons. Joris Vercammen, ex-arcebispo católico de Utrecht
Mons. Joris Vercammen, ex-arcebispo católico de Utrecht
Outra observação engraçada: Dom Joris Vercammen, o atual ex-arcebispo católico de Utrecht e ele próprio um ex-padre católico romano, respondeu recentemente em uma entrevista quando perguntado o que é realmente "católico" para "velho católico": "Tudo! Nossas paróquias, nossa liturgia, o escritório, mas ele também afirmou que a União de Utrecht é "católica e, portanto, nunca se tornará" romana ". Essa é uma grande mudança do " Episcopal da Igreja Católica Romana de Antígua Clemente" desde o início.
ECUMENISMO
As antigas igrejas católicas são um parceiro extremamente ativo no ecumenismo internacional. Desde 1931, houve uma intercomunhão com as Igrejas Anglicanas e, desde 1961, houve uma comunhão completa entre as duas Igrejas . Também existem contatos ecumênicos ativos com a Igreja Católica Romana (mais sobre a próxima vez).
Além disso, muitas das reformas do Concílio Vaticano II na Igreja Católica Romana refletem a maneira pela qual as Igrejas Católicas Antigas foram estruturadas, incluindo a ênfase na importância do ministério episcopal.
Um desses paralelos se refere precisamente à maneira pela qual ambas as igrejas (OKK e RKK) veem o ecumenismo. A Declaração de Utrecht diz:
"8. Esperamos que os esforços dos teólogos sejam bem-sucedidos, mantendo a fé da igreja indivisa, para chegar a um acordo sobre as disputas que surgiram das divisões da igreja. No sermão e no ensino das verdades cristãs essencial compartilhado por denominações eclesiásticas, instamos o clero sujeito ao nosso governo a enfatizar, antes de tudo, qualquer discussão sobre doutrinas ofensivas que ainda existem, evitar cuidadosamente a verdade e o amor e exortar os membros de nossas congregações com palavras e exemplos para comporte-se com os dissidentes de acordo com o Espírito de Jesus Cristo, que é nosso Salvador. "
Se eu não soubesse melhor, pensaria que essa frase vem diretamente da Unitatis Redintegratio (o Decreto do Concílio Vaticano II sobre ecumenismo). Diz lá:
“O modo e o método pelo qual a fé católica é formulada não devem impedir, pelo menos, o diálogo com nossos irmãos. É imperativo que todo ensino seja explicado com clareza. Nada entra em conflito com o ecumenismo como o falso irenismo, prejudica a pureza da doutrina católica e oculta seu significado real e estabelecido. Ao mesmo tempo, é preciso ser diligente em explicar a doutrina católica de maneira mais profunda e precisa, de uma maneira e formulações verdadeiramente compreensíveis até para nossos irmãos separados. Além disso, no diálogo ecumênico, os teólogos católicos devem estudar os mistérios divinos junto com nossos irmãos separados, em pleno respeito aos ensinamentos da Igreja, agir sinceramente e com amor e humildade. Ao comparar as doutrinas de cada uma, elas devem lembrar que existe uma hierarquia ou hierarquia nas verdades da doutrina católica, porque nem todas estão relacionadas da mesma maneira com o fundamento da fé cristã. Este será o caminho para incentivar, através desta competição fraterna, um conhecimento mais profundo e uma revelação mais clara das riquezas insondáveis de Cristo. ( UR 11)
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Somente nossos velhos amigos católicos disseram isso um século antes ...

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